Aqui, você irá encontrar suporte para o seu trabalho pedagógico e jogos educativos. Espero contribuir com todos os que visitam este espaço!
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017
Tecnologia Assistiva
Não pode deixar de conhecer
Conhecimento é sinônimo de acessibilidade
Cursos
Módulos do curso
Prancha de Comunicação Alternativa
Conhecimento é sinônimo de acessibilidade
Cursos
Módulos do curso
sábado, 18 de fevereiro de 2017
TECNOLOGIA E ACESSIBILIDADE
Ao se falar em tecnologia logo nos vem a mente: pronto, tudo vai dá certo! Como seria bom se fosse assim. Vi essa matéria que me chamou a atenção e destaca alguns pontos que vale a pena considerá.
Recursos pedagógicos Acessíveis
Para definir a melhor tecnologia a ser proposta para um aluno, o professor de AEE deve
observar atentamente:
• A pessoa (o aluno):
Deve-se criar a oportunidade de o aluno manifestar, de forma bem clara e
objetiva, quais são os problemas que ele pretende ver resolvidos, no sentido de
ter ampliada a sua participação no ambiente e nos desafios propostos a todos na
escola. Quais são os interesses e prioridades do aluno neste sentido?
Deveremos também realizar uma observação sobre as condições pessoais do
aluno no que diz respeito à sua condição (habilidade e dificuldades) físicas,
sensorial, intelectual, emocional etc.
• O contexto:
Recursos humanos disponibilizados (ou não);
Recursos materiais disponíveis ou ausentes;
Acessibilidade ambiental e de comunicações;
Qualidade de conhecimentos da equipe e como ela consegue aplicá-los na busca
de acessibilidade e participação do aluno.
Gestão de tempo dos profissionais para realização de ações em parceria (AEE, sala
comum, gestão, demais parceiros). Como são estas parcerias efetivamente?
• A tarefa:
Com base no plano de aula de professor da sala comum e na observação das
tarefas que ele propõe ao grupo de alunos perceberemos “que tarefa” está
organizada de maneira a proporcionar uma “participação parcial”, ou uma “não
participação do aluno” com deficiência. Sobre as barreiras que limitam a
participação do aluno é que vamos intervir.
A TA(Tecnologia Assistiva) deverá ser então introduzida com o objetivo de ampliar a participação do
aluno neste desafio/tarefa, de forma que ele realize as mesmas atividades e junto
com seus colegas. Para identificação de barreiras à participação, o professor
especializado deverá observar seu aluno na sala de aula comum e no momento da
realização das tarefas propostas à turma.
Segundo Bersch, 2013, somente depois destes conhecimentos é que o professor do AEE poderá partir para a pesquisa e experimentação da tecnologia assistiva a ser indicada para a compra (aquisição e disponibilização para o aluno). Nem sempre o professore se sentirá apto a dar seguimento sozinho neste processo e então, poderá buscar apoio de parceiros da área da saúde, informática, design, engenharia, arquitetura ou outros. Resumindo: Não poderemos comprar/providenciar uma ferramenta sem saber quem a utilizará (características do usuário), onde este recurso utilizado (características do contexto) e o que o usuário necessitará realizar neste contexto (características da tarefa). Sabendo disso definiremos a ferramenta (TA).
Alguns pontos devem ser considerados ao escolhermos ferramentas (TA), conforme o material na integra a segui.
COMO EVITAR ERROS NA INDICAÇÃO DE UM RECURSO DE TA?
Segundo Bersch, 2013, somente depois destes conhecimentos é que o professor do AEE poderá partir para a pesquisa e experimentação da tecnologia assistiva a ser indicada para a compra (aquisição e disponibilização para o aluno). Nem sempre o professore se sentirá apto a dar seguimento sozinho neste processo e então, poderá buscar apoio de parceiros da área da saúde, informática, design, engenharia, arquitetura ou outros. Resumindo: Não poderemos comprar/providenciar uma ferramenta sem saber quem a utilizará (características do usuário), onde este recurso utilizado (características do contexto) e o que o usuário necessitará realizar neste contexto (características da tarefa). Sabendo disso definiremos a ferramenta (TA).
Alguns pontos devem ser considerados ao escolhermos ferramentas (TA), conforme o material na integra a segui.
COMO EVITAR ERROS NA INDICAÇÃO DE UM RECURSO DE TA?
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017
Ensinando através do som
Jogos que facilitam a aprendizagem motora com o uso do mouse através da música:
- Tocar piano - mouse
- Super Piano - uso do mouse
- Pilar's adventure - encontre as letras sugeridas.
- Ouvido absoluto - repita as notas
- Dó ré mi - tocar música
- Tocar piano - mouse
- Super Piano - uso do mouse
- Pilar's adventure - encontre as letras sugeridas.
- Ouvido absoluto - repita as notas
- Dó ré mi - tocar música
Espaço da Educação special
Página de dicas de vários sites:
http://www.guiademidia.com.br/sitesparacriancas.htm
Sites dicas do Blog da Lu
http://jogoseducativos24.com.br/
http://www.atividadeseducativas.com.br/
http://www.barbie.com/diamond-castle/
http://www.box10.com/?bk1
http://clickjogos.uol.com.br/
http://www.jogosz.com.br/jogos-online/educativos/
http://www.fliperama.com.br/
http://www.mattel.com/games
http://iguinho.ig.com.br/
http://www7.jogos.com/
http://www.escolagames.com.br/jogos.asp
http://meusjogosdemeninas.uol.com.br/
http://www.jogosdemenina.com.br/
http://www.jogosonline.com.br/
http://www.ojogos.com.br/
http://www.smartkids.com.br/
http://www.bebele.com.br/
http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/
http://mdmat.psico.ufrgs.br/PEAD/espaco_forma/complementar4.htm
http://www.beaney.com/
http://www.guri.com/guri.htm
Sites para fazer download de jogos e softwares educativos.
http://www.atividadeseducativas.com.br/ Vá em downloads
http://www.ojogos.com.br/
http://www.rctsoft.com.br/
http://www.microsoft.com/brasil/educacao/espaco/default.mspx
http://www.qdivertido.com.br/jogos.php
http://sitededicas.uol.com.br/software.htm
http://www.tiamonica.com.br/downloads/downloads.htm
http://www.atividadeseducativas.com.br/
http://www.lv.com.br/div/freejog.htm
http://www.esnips.com/web/JogosEducativos/#comments
http://www.megafile.com.br/tiatania/index.html
http://gcompris.net/-pt-br-
http://www.mackenzie.com.br/portal/principal.php
http://jogosdidacticos.blogspot.com/search/label/vogais
http://na-ponta-dos-dedos.blogspot.com/search/label/Softwares
http://www.baixaki.com.br/download/sean-s-magic-slate.htm
http://www.baixaki.com.br/download/brincando-com-arie.htm
http://www.baixaki.com.br/download/jecripe.htm
Jogos em Inglês
http://www.adders.org/freeware/index.html
http://www.lighttechinteractive.com/
http://www.l-works.net/
http://www.vipgameszone.com/
http://www.gmagames.com/
http://tux4kids.alioth.debian.org/index.php
http://www.educ.umu.se/~cobian/index.htm
http://www.halfbakedsoftware.com/
http://www.atividadeseducativas.com.br/ Vá em downloads
http://www.ojogos.com.br/
http://www.rctsoft.com.br/
http://www.microsoft.com/brasil/educacao/espaco/default.mspx
http://www.qdivertido.com.br/jogos.php
http://sitededicas.uol.com.br/software.htm
http://www.tiamonica.com.br/downloads/downloads.htm
http://www.atividadeseducativas.com.br/
http://www.lv.com.br/div/freejog.htm
http://www.esnips.com/web/JogosEducativos/#comments
http://www.megafile.com.br/tiatania/index.html
http://gcompris.net/-pt-br-
http://www.mackenzie.com.br/portal/principal.php
http://jogosdidacticos.blogspot.com/search/label/vogais
http://na-ponta-dos-dedos.blogspot.com/search/label/Softwares
http://www.baixaki.com.br/download/sean-s-magic-slate.htm
http://www.baixaki.com.br/download/brincando-com-arie.htm
http://www.baixaki.com.br/download/jecripe.htm
Jogos em Inglês
http://www.adders.org/freeware/index.html
http://www.lighttechinteractive.com/
http://www.l-works.net/
http://www.vipgameszone.com/
http://www.gmagames.com/
http://tux4kids.alioth.debian.org/index.php
http://www.educ.umu.se/~cobian/index.htm
http://www.halfbakedsoftware.com/
Assinar:
Postagens (Atom)