sábado, 18 de fevereiro de 2017

TECNOLOGIA E ACESSIBILIDADE

Ao se falar em tecnologia logo nos vem a mente: pronto, tudo vai dá certo! Como seria bom se fosse assim. Vi essa matéria que me chamou a atenção e destaca alguns pontos que vale a pena considerá.
Recursos pedagógicos Acessíveis

Para definir a melhor tecnologia a ser proposta para um aluno, o professor de AEE deve observar atentamente: 
• A pessoa (o aluno): Deve-se criar a oportunidade de o aluno manifestar, de forma bem clara e objetiva, quais são os problemas que ele pretende ver resolvidos, no sentido de ter ampliada a sua participação no ambiente e nos desafios propostos a todos na escola. Quais são os interesses e prioridades do aluno neste sentido? Deveremos também realizar uma observação sobre as condições pessoais do aluno no que diz respeito à sua condição (habilidade e dificuldades) físicas, sensorial, intelectual, emocional etc.
 • O contexto: Recursos humanos disponibilizados (ou não); Recursos materiais disponíveis ou ausentes; Acessibilidade ambiental e de comunicações; Qualidade de conhecimentos da equipe e como ela consegue aplicá-los na busca de acessibilidade e participação do aluno. Gestão de tempo dos profissionais para realização de ações em parceria (AEE, sala comum, gestão, demais parceiros). Como são estas parcerias efetivamente?
 • A tarefa: Com base no plano de aula de professor da sala comum e na observação das tarefas que ele propõe ao grupo de alunos perceberemos “que tarefa” está organizada de maneira a proporcionar uma “participação parcial”, ou uma “não participação do aluno” com deficiência. Sobre as barreiras que limitam a participação do aluno é que vamos intervir. A TA(Tecnologia Assistiva) deverá ser então introduzida com o objetivo de ampliar a participação do aluno neste desafio/tarefa, de forma que ele realize as mesmas atividades e junto com seus colegas. Para identificação de barreiras à participação, o professor especializado deverá observar seu aluno na sala de aula comum e no momento da realização das tarefas propostas à turma.
Segundo  Bersch, 2013, somente depois destes conhecimentos é que o professor do AEE poderá partir para a pesquisa e experimentação da tecnologia assistiva a ser indicada para a compra (aquisição e disponibilização para o aluno). Nem sempre o professore se sentirá apto a dar seguimento sozinho neste processo e então, poderá buscar apoio de parceiros da área da saúde, informática, design, engenharia, arquitetura ou outros. Resumindo: Não poderemos comprar/providenciar uma ferramenta sem saber quem a utilizará (características do usuário), onde este recurso utilizado (características do contexto) e o que o usuário necessitará realizar neste contexto (características da tarefa). Sabendo disso definiremos a ferramenta (TA).

Alguns pontos devem ser considerados ao escolhermos ferramentas (TA), conforme o material na integra a segui.


COMO EVITAR ERROS NA INDICAÇÃO DE UM RECURSO DE TA? 


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Ensinando através do som

Jogos que facilitam a aprendizagem motora com o uso do mouse através da música:

- Tocar piano - mouse

- Super Piano - uso do mouse

- Pilar's adventure - encontre as letras sugeridas.

- Ouvido absoluto  - repita as notas

- Dó ré mi - tocar música

Espaço da Educação special

Página de dicas de vários sites:


http://www.guiademidia.com.br/sitesparacriancas.htm

Sites dicas do Blog da Lu

http://jogoseducativos24.com.br/

http://www.atividadeseducativas.com.br/

http://www.barbie.com/diamond-castle/

http://www.box10.com/?bk1

http://clickjogos.uol.com.br/

http://www.jogosz.com.br/jogos-online/educativos/

http://www.fliperama.com.br/

http://www.mattel.com/games

http://iguinho.ig.com.br/

http://www7.jogos.com/

http://www.escolagames.com.br/jogos.asp

http://meusjogosdemeninas.uol.com.br/

http://www.jogosdemenina.com.br/

http://www.jogosonline.com.br/

http://www.ojogos.com.br/

http://www.smartkids.com.br/

http://www.bebele.com.br/

http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/

http://mdmat.psico.ufrgs.br/PEAD/espaco_forma/complementar4.htm

http://www.beaney.com/

http://www.guri.com/guri.htm

Sites para fazer download de jogos e softwares educativos.

http://www.atividadeseducativas.com.br/ Vá em downloads

http://www.ojogos.com.br/

http://www.rctsoft.com.br/

http://www.microsoft.com/brasil/educacao/espaco/default.mspx

http://www.qdivertido.com.br/jogos.php

http://sitededicas.uol.com.br/software.htm

http://www.tiamonica.com.br/downloads/downloads.htm

http://www.atividadeseducativas.com.br/

http://www.lv.com.br/div/freejog.htm

http://www.esnips.com/web/JogosEducativos/#comments

http://www.megafile.com.br/tiatania/index.html

http://gcompris.net/-pt-br-

http://www.mackenzie.com.br/portal/principal.php

http://jogosdidacticos.blogspot.com/search/label/vogais

http://na-ponta-dos-dedos.blogspot.com/search/label/Softwares

http://www.baixaki.com.br/download/sean-s-magic-slate.htm

http://www.baixaki.com.br/download/brincando-com-arie.htm

http://www.baixaki.com.br/download/jecripe.htm

Jogos em Inglês

http://www.adders.org/freeware/index.html

http://www.lighttechinteractive.com/

http://www.l-works.net/

http://www.vipgameszone.com/

http://www.gmagames.com/

http://tux4kids.alioth.debian.org/index.php

http://www.educ.umu.se/~cobian/index.htm

http://www.halfbakedsoftware.com/
Site para crian�as se divertirem aprendendo!




Âncora

Bem Vindos

Olá amantes da educação, este é mais um espaço para divulgar novas experiências e aprendizados. Fiquem a vontade!☺

Veja com está o tempo

Meus vídeos

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Quadrinho Inclusão Social