Ao se falar em tecnologia logo nos vem a mente: pronto, tudo vai dá certo! Como seria bom se fosse assim. Vi essa matéria que me chamou a atenção e destaca alguns pontos que vale a pena considerá.
Recursos pedagógicos Acessíveis
Para definir a melhor tecnologia a ser proposta para um aluno, o professor de AEE deve
observar atentamente:
• A pessoa (o aluno):
Deve-se criar a oportunidade de o aluno manifestar, de forma bem clara e
objetiva, quais são os problemas que ele pretende ver resolvidos, no sentido de
ter ampliada a sua participação no ambiente e nos desafios propostos a todos na
escola. Quais são os interesses e prioridades do aluno neste sentido?
Deveremos também realizar uma observação sobre as condições pessoais do
aluno no que diz respeito à sua condição (habilidade e dificuldades) físicas,
sensorial, intelectual, emocional etc.
• O contexto:
Recursos humanos disponibilizados (ou não);
Recursos materiais disponíveis ou ausentes;
Acessibilidade ambiental e de comunicações;
Qualidade de conhecimentos da equipe e como ela consegue aplicá-los na busca
de acessibilidade e participação do aluno.
Gestão de tempo dos profissionais para realização de ações em parceria (AEE, sala
comum, gestão, demais parceiros). Como são estas parcerias efetivamente?
• A tarefa:
Com base no plano de aula de professor da sala comum e na observação das
tarefas que ele propõe ao grupo de alunos perceberemos “que tarefa” está
organizada de maneira a proporcionar uma “participação parcial”, ou uma “não
participação do aluno” com deficiência. Sobre as barreiras que limitam a
participação do aluno é que vamos intervir.
A TA(Tecnologia Assistiva) deverá ser então introduzida com o objetivo de ampliar a participação do
aluno neste desafio/tarefa, de forma que ele realize as mesmas atividades e junto
com seus colegas. Para identificação de barreiras à participação, o professor
especializado deverá observar seu aluno na sala de aula comum e no momento da
realização das tarefas propostas à turma.
Segundo Bersch, 2013, somente depois destes conhecimentos é que o professor do AEE poderá partir para a pesquisa e experimentação da tecnologia assistiva a ser indicada para a compra (aquisição e disponibilização para o aluno). Nem sempre o professore se sentirá apto a dar seguimento sozinho neste processo e então, poderá buscar apoio de parceiros da área da saúde, informática, design, engenharia, arquitetura ou outros. Resumindo: Não poderemos comprar/providenciar uma ferramenta sem saber quem a utilizará (características do usuário), onde este recurso utilizado (características do contexto) e o que o usuário necessitará realizar neste contexto (características da tarefa). Sabendo disso definiremos a ferramenta (TA).
Alguns pontos devem ser considerados ao escolhermos ferramentas (TA), conforme o material na integra a segui.
COMO EVITAR ERROS NA INDICAÇÃO DE UM RECURSO DE TA?
Segundo Bersch, 2013, somente depois destes conhecimentos é que o professor do AEE poderá partir para a pesquisa e experimentação da tecnologia assistiva a ser indicada para a compra (aquisição e disponibilização para o aluno). Nem sempre o professore se sentirá apto a dar seguimento sozinho neste processo e então, poderá buscar apoio de parceiros da área da saúde, informática, design, engenharia, arquitetura ou outros. Resumindo: Não poderemos comprar/providenciar uma ferramenta sem saber quem a utilizará (características do usuário), onde este recurso utilizado (características do contexto) e o que o usuário necessitará realizar neste contexto (características da tarefa). Sabendo disso definiremos a ferramenta (TA).
Alguns pontos devem ser considerados ao escolhermos ferramentas (TA), conforme o material na integra a segui.
COMO EVITAR ERROS NA INDICAÇÃO DE UM RECURSO DE TA?
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