A grande preocupação hoje dos educadores, está em como envolver os alunos e mantê-los interessados, na aula e no conteúdo de estudo. Essa tem sido com toda certeza, um obstáculo para muitos de nós professores. Por que os alunos apresentam tanta resistência a escola e ao ensino? Na maioria das vezes, isso acontece pela falta de ludicidade, algo que é tão natural e comum na vida da criança.
De acordo com Nunes, a ludicidade é uma atividade que tem valor educacional intrínseco, mas além desse valor, que lhe é inerente, ela tem sido utilizada como recurso pedagógico. Segundo Teixeira 1995 (apud NUNES), várias são as razões que levam os educadores a recorrer às atividades lúdicas e a utilizá-las como um recurso no processo de ensino-aprendizagem:
• As atividades lúdicas correspondem a um impulso natural da criança, e neste sentido, satisfazem uma necessidade interior, pois o ser humano apresenta uma tendência lúdica;
• O lúdico apresenta dois elementos que o caracterizam: o prazer e o esforço espontâneo.
No entanto, acredito no potencial das "atividades lúdicas", como sendo um aliado para que esse processo de aprendizagem ocorra da melhor maneira possível. Trabalho num laboratório de informática, busco oferecer conteúdo baseados em jogos educativos on-line, e tenho visto uma boa disposição dos alunos em resposta. Veja alguns estudos realizados sobre esta temática:
Aprender Brincando: O Lúdico na Aprendizagem, autora Juliana Tavares Maurício
A revista Ibero Americana destaca o jogo na Web:
http://www.rieoei.org/experiencias115.htmReferência:
MAURÍCIO, Juliana Tavares. Aprender brincando: O lúdico na aprendizagem. Disponível em:
http://www.profala.com/arteducesp140.htm. Visitado em: 14 de junho/2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário