Projetos e Atividades
Artistas digitais – criação de desenhos no computador
As artes visuais permitem a comunicação por meio de cores, formas, linhas e texturas. É uma das primeiras formas de linguagem utilizada pela criança, já que o desenho é uma prática recorrente logo no início da infância. Nessa perspectiva, o computador pode ser um excelente recurso para o desenvolvimento dessa prática. O programa Paint Brush possibilita as primeiras tentativas nessa área com uso de tecnologia, permitindo os contatos iniciais com o manuseio do mouse, leitura de ícones e, principalmente, as novas descobertas em relação à interação com a máquina.
Nesta proposta, inspirados pelo olhar de um artista e utilizando sua técnica de criação, os alunos podem desenvolver habilidades, alfabetizando–se no código visual e enriquecendo suas produções.
PÚBLICO-ALVO
1º e 2º anos do ciclo I do Ensino Fundamental
Ilustração: Didiu Branco |
- Oferecer oportunidade ao aluno de fazer a leitura e releitura da obra de arte.
- Conhecer obras do pintor Pablo Picasso da fase “Picasso uma linha só”.
- Desenvolver segurança na utilização do computador.
- Desenvolver habilidade no manuseio do mouse.
Computador com acesso à Internet e projetor multimídia
PROGRAMAS UTILIZADOS
Programa de criação de desenhos - sugestão Paint Brush
FONTES DE PESQUISA
GALASSE, Susan Grace. Picasso em uma só linha. São Paulo: Ediouro, 1999.
http://images.easyart.com/i/prints/rw/lg/1/2/Pablo-Picasso-The-Dog-12353.jpg (acesso em 19/01/2007)
METODOLOGIA
ANTES
Conhecendo o que os alunos sabem e o que desejam saber a respeito do pintor Picasso e dos recursos utilizados para a elaboração de sua obra na fase “Picasso uma linha só”
Apresente aos alunos a proposta de conhecer a arte de Pablo Picasso e de produzirem suas próprias obras utilizando o mesmo recurso do pintor em sua fase “Picasso uma linha só”. Faça um levantamento com os alunos sobre o que conhecem a respeito do artista: Sabem quem foi? Conhecem alguma obra? Consideram-se capazes de produzir uma obra de arte no computador? Como acham que isso seja possível?
Registre os comentários dos alunos com o auxílio do projetor multimídia para que todos possam acompanhar esse processo.
DURANTE
Ampliando repertório
Mostre aos alunos a arte de Picasso em sua fase “Picasso uma linha só”. Faça com eles a leitura das obras em livros e imagens de sites da Internet. Nessa fase, o pintor representou animais, dançarinos e músicos, utilizando apenas um traço, uma linha só. (Veja as indicações de fontes para pesquisa)
Releitura das obras
- Solicite, então, que as duplas de alunos escolham duas obras para reproduzirem. Cada aluno deve reproduzir pelo menos uma, utilizando a ferramenta lápis do Paint e o mouse, sem quebra de linha ou uso de borracha, simulando no computador o que fez o artista na tela.
- Circule entre os alunos verificando seus avanços. Identifique se apresentam dificuldades na forma de expressão da figura ou manuseio do mouse e utilização do recurso.
O aluno é artista
Desafie os alunos a produzirem suas próprias gravuras, utilizando esse recurso de uma só linha. Os alunos devem nomear e assinar sua obra de arte, salvando em pasta própria.
DEPOIS
Mostra de arte
Os alunos apresentam suas produções aos colegas, que devem realizar a leitura dessas obras. O professor pode finalizar o trabalho colocando as produções como telas de descanso nas máquinas do laboratório.
AVALIAÇÃO
Retomando os objetivos
Avalie se os alunos ampliaram seus repertórios sobre o pintor e se são capazes de identificar as obras da fase “Picasso em uma linha só” em meio a obras de outros artistas. Verifique também a capacidade dos alunos em manusear o mouse com destreza e coordenação motora suficientes para desenhar. É importante avaliar ainda se os alunos conseguiram criar outras gravuras, utilizando o recurso de uma só linha, e se a classe foi capaz de “ler” a obra apresentada pelo colega.
Retomando o registro inicial
Retome o registro inicial e, em uma roda de conversa, levante com os alunos o que aprenderam e como se sentem após a realização desta atividade. Comente com eles o que conheciam e o quanto produziram nesse percurso.
DESDOBRAMENTO DA PROPOSTA
- Peça ao aluno que coloque uma cor de fundo na tela do Paint e crie suas obras, utilizando a borracha branca e o mouse. Você também pode utilizar a borracha colorida em tela de fundo branco ou colorido.
- Essa proposta pode ser adaptada para a releitura de obras do próprio pintor em diferentes fases ou de outros artistas. Por exemplo: Atividade usando a Galeria de Arte.
- Apresente imagens para que os alunos, em duplas, escolham uma e a analisem atentamente. Depois, podem recortar um detalhe da obra e criar uma nova obra a partir desse recorte.
- Visite museus e produza um livro de arte digital.
Fonte: Caderno de Orientações didáticas – Ler e escrever – Tecnologias na Educação
27/07/2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário