terça-feira, 28 de junho de 2011

Projeto criação de blog

Slide do projeto: Criando espaço de publicação



Projeto Blog: Criando um espaço de publicação
Público Alvo: Alunos do 8º Ano
 Organizadoras:
Francisca Sônia de Medeiros Germano
Maria Dias de Oliveira Neta
Maria Iris de Araújo

JUSTIFICATIVA

            Vivemos em um período de profundas mudanças, dentre elas, na forma de construir e gerar conhecimento, onde se possam buscar informações relevantes e ao mesmo tempo atuais. Isso tem gerado uma grande preocupação nos setores educativos, exigindo cada vez mais que os educadores e a escola estejam preparados, buscando extrair as potencialidades dos recursos tecnológicos a fim de promover o processo de ensino-aprendizagem, como também, o desenvolvimento de habilidades e interesse dos alunos na descoberta e, sobretudo para promoção de conhecimento significativo.
            Segundo Panduane (2000), a escola através do uso da tecnologia cibernética deve busca desenvolver atitudes de pesquisas, busca, transformação de conceito, o manter o caráter investigativo e o prazer na descoberta.
Assim, buscando garantir e promover um espaço de descoberta, de publicação e ao mesmo tempo um ambiente prazeroso, pretende-se propor aos alunos do 8º Ano da Escola Municipal Hermann Gmeiner, a criação de um blog, cuja finalidade é a de promover mais um momento de produção e ao mesmo tempo aproximar os alunos da leitura e a escrita no ambiente virtual. Através do blog, os alunos poderão mostrar suas experiências e descobertas para o mundo, criando assim, um portifólio onde professor e alunos trabalharão juntos.
Segundo Marinho apud Richardson (2006), são vários os aspectos pelos quais os blogs se constituem num elemento de utilização interessante para a escola. Dentre os motivos que esse autor aponta, está a que o blog pode tratar-se (1) de uma ferramenta construtivista de aprendizagem; (2) tem potencial que ultrapassa os limites da escola, pode levar além da sala de aula; (3) espaço de construção de arquivos da aprendizagem tanto para professor como para o aluno; (4) é uma ferramenta democrática e (5) podem favorecer o desenvolvimento da competência em determinados tópicos desenvolvendo a leitura e escrita sobre temas diversos. Pode ser uma excelente estratégia para promoção do pensamento crítico e analítico, o pensamento criativo, intuitivo e associativo, poderá vir a aumentar as possibilidades de acesso à informação de qualidade l (EIDENEUROLEANINGBLOG, 2005), num exercício da inteligência coletiva (LÉVY).

O tema do projeto do blog ficará a critério dos alunos, onde juntos irão construir o seu espaço de publicação online.
OBJETIVO GERAL
Explorar os recursos da internet para criação de um ambiente de publicação de trabalhos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Conhecer diferentes blogs e suas características;
-Desenvolver habilidade com o uso de recursos da Web;
-Aprimorar a leitura e a escrita;
-contribuir com o conhecimento de forma interdisciplinar;
-Desenvolver a expressão oral e escrita;
-Apropriar-se de uso de ferramentas tecnológicas como portadores de texto;
-Sistematizar conhecimento;
-Interpretar texto;
-Aperfeiçoar o vocabulário
-Criar um blog coletivo;
-Postar os textos produzidos pelos alunos;
-Desenvolver as suas potencialidades na utilização de recursos tecnológicos;
-Desenvolver a cooperação através do trabalho em equipe;
-Construir um ambiente de cooperação e de promoção de conhecimento;
-Utilizar da capacidade de síntese e interpretação
CONTEÚDO
-Criação de um Blog
-Produção de texto
-Leitura de imagem

DESENVOLVIMENTO
1º Momento
Pedir aos alunos que vejam alguns blogs já publicados, inclusive explorar  os já produzidos por professores.
2º Momento
-Analisar e averiguar as inúmeras possibilidades que o blog oferece;
-Discutir em grupo o nome que ele receberá;
-Decidir coletivamente que material será objeto de sua produção;
-Dividir tarefas.
3º Momento
-Desenvolver as pesquisa para coletar material de apoio e suporte teórico.
(Caso escolham jogos, deverão buscar fundamentação e especificar os diferentes tipos de jogos disponível no ambiente online, suas características, categorias e potencialidades. Já se preferirem trabalharem com produções literária deverão escolher o gênero e os autores).
-Produção textual sobre a temática escolhida.
4º Momento
-Conhecer o recurso disponível para criação do blog, o Blogger.
-Criar conta, do provedor Google, no caso dos que não as tem.
5º Momento
-Vê vídeo com orientação passo-a-passo para criação de blog.
6º Momento
Criação do blog pelos alunos.
7º Momento
Postagem no blog
RECURSOS DIDÁTICOS:
-Blogs
-Textos informativos;
-Computador;
-Editor de texto;
-Internet;
-Câmera digital
AVALIAÇÃO
Será realizada através de observações e registro, mediante a produção do blog.
CULMINÂNCIA
Blog da turma
REFERÊNCIA
PADUANE, Valéria. Repensando o uso dos computadores na escola. UFSC –Florianópolis, 2000.
MARINHO, SIMÃO PEDRO P. Blog na educação & manual básico do blogger. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/2214260/Blog-na-educacao. Acessado em: 28 de junho de 2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site para crian�as se divertirem aprendendo!




Âncora

Bem Vindos

Olá amantes da educação, este é mais um espaço para divulgar novas experiências e aprendizados. Fiquem a vontade!☺

Veja com está o tempo

Meus vídeos

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Quadrinho Inclusão Social