segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ensinar com a internet

 Em Educarede
Projetos e Atividades
Animando a imaginação – utilizando recursos de animação
Recursos de animação possibilitam variadas formas de interação e representação do mundo real ou imaginário. Nesse caso, primeiramente é preciso expressar o que se imagina e, em seguida, dar forma ao imaginado. A criação de uma animação envolve a linguagem verbal e a não–verbal, a lógica seqüencial e a expressão visual do objeto a ser representado.

Por isso, apropriar–se desse tipo de recurso requer a busca e o aprimoramento, não só da técnica da animação, como também da forma de expressão que se deseja utilizar. É nessa relação entre o imaginário e a forma desejada de representação que se entrecruzam os diferentes estilos de pensar, propor, elaborar e sistematizar.


Para o professor, o uso da animação pode ser fonte de investigação e análise da visão de mundo de seu aluno e das diferentes linguagens utilizadas na elaboração da animação. Além disso, ela pode ser utilizada na finalização de muitas atividades, ou seja, é um recurso que dá novas formas à produção do aluno (tão habituado ao caderno e à caneta).
Para o aluno, a experimentação de novas linguagens amplia seu repertório e possibilita uma vivência no processo da elaboração de produtos culturais que ele consome diariamente. Pode–se nomear essa aprendizagem de “Publicação”, isto é, produção de conteúdo em diferentes linguagens em mídias digitais, com foco na autoria do aluno.

PÚBLICO–ALVO
Ciclos I e II do Ensino Fundamental

Ilustração: Didiu Branco
OBJETIVOS

– Criar uma história animada não–verbal.
– Elaborar sinopse.
– Elaborar roteiro de trabalho em grupo.
– Utilizar máquina digital com autonomia.
– Utilizar um programa de animação.
– Apresentar um “festival de animações” para a comunidade escolar.

RECURSOS NECESSÁRIOS
Computador, máquina digital e software de animação

PROGRAMAS UTILIZADOS

Software de animação gratuito (sugestão: Animator) e processador de texto. Consulte o tutorial do Animator 9 com apresentação no Power Point.


METODOLOGIA


ANTES

Conhecendo o que os alunos sabem a respeito de uma animação e dos recursos utilizados para sua elaboração
Proponha aos alunos a criação de uma história animada não–verbal, com uso de máquina digital em um software de apresentação. Procure elencar o que eles já sabem sobre história não–verbal e produção de animação no computador. É possível sugerir uma atividade de pesquisa sobre o tema na Internet, se houver tempo e disponibilidade.

Utilizando o processador de texto, os alunos devem registrar, individualmente, o que sabem a respeito de histórias animadas e como podem ser criadas no computador.
– Apresentar aos alunos algumas animações não–verbais prontas para que possam fazer a leitura a partir das imagens.
– Apresentar várias possibilidades de técnicas de animação.


Sugestão de roteiro de registro de repertório inicial
O que conheço sobre história animada? O que sei sobre linguagem não–verbal? O que sei sobre os recursos tecnológicos necessários para a elaboração de uma animação?

DURANTE

Elaborando a história
 – Propor aos alunos que leiam sinopses de filmes, peças teatrais, livros e outras em jornais, revistas ou Internet para posterior elaboração de texto nesse gênero jornalístico.– Os alunos, reunidos em grupos, devem elaborar uma história animada não–verbal com o tema proposto. Lembre–se: é fundamental oferecer repertório aos alunos sobre o tema a ser trabalhado.
– Os alunos deverão proceder à elaboração de um roteiro de trabalho.

Sugestão de roteiro de trabalho

– Nome do projeto
– Tema tratado
– Nome dos participantes
– Tempo necessário para a produção
– Material necessário para a elaboração da seqüência de imagem
– Elaboração de Storyboard – quadro a quadro das cenas, imagens, desenhos
– Local onde será fotografada a seqüência de imagem
– Seqüência da animação
– Quem se responsabiliza por
– Sinopse da história 
 

Elaborando a animação

– Após a elaboração do roteiro, os alunos devem tirar a seqüência de fotos com a máquina digital para a elaboração da animação.– Em seguida, descarregá-las no computador e nomeá-las na seqüência.– Utilizando o software de animação, os alunos elaboram a seqüência de imagens.


Dicas para tratar as imagens

– As fotos devem ser arquivadas com a extensão .JPG ou .BMP
– Os nomes dados aos arquivos devem ser significativos e garantir uma seqüência que facilite a ordenação para a próxima etapa do trabalho.
– Vinte arquivos de imagem é um número razoável para a visualização de uma animação. 
 

Revisando todo o processo
Nesse momento, os alunos avaliam o produto final: a apresentação da animação não–verbal deverá proporcionar a leitura e compreensão de um tema por meio das imagens.


                                 
Questões para discutir com a classe


– A seqüência de imagens foi suficiente para a transmissão da idéia principal do texto não–verbal produzido?
– Se não está a contento, vocês têm duas possibilidades de resolução dos problemas: pela alteração do conteúdo ou com o uso de recursos tecnológicos.


DEPOIS
Apresentando a produção

– Com o auxílio do projetor multimídia, cada grupo apresenta a animação para a classe. Após cada apresentação, os colegas fazem a leitura do texto proposto a partir das imagens. Em seguida, o grupo pode refletir sobre qual foi a idéia inicial e compará–la às outras leituras.
– Festival de animação – em local e data previamente marcados, todos os trabalhos são apresentados para a comunidade educativa.



AVALIAÇÃO
Retomando o registro inicial

– Os alunos devem retomar seus registros iniciais e realizar uma auto–avaliação, respondendo ao item: “O que aprendi com esse projeto?”. É importante que eles comparem com o que já sabiam e avaliem se suas expectativas de aprendizagem foram contempladas.
– O professor deve retomar suas anotações iniciais com o uso do projetor multimídia e, em uma roda de conversa, registrar as aprendizagens da classe após o desenvolvimento da proposta, considerando todo o processo de realização da atividade, e não apenas o resultado final.

DESDOBRAMENTOS DA PROPOSTA 


– Produção de animação de fábulas, contos de fada, novelas, produções de textos dos alunos, propagandas, gibi, entre outros gêneros de texto.  

      
Sugestão de utilização de outros recursos para elaboração de animação

– Utilizar a WebCam para tirar fotos e produzir pequenos vídeos ou animações com o próprio software.
– Utilizar a WebCam para filmar uma animação na tela e apresentar como vídeo.
– Alunos–atores: tirar foto ou filmar os alunos representando a história.
– A animação pode ser feita em um programa de apresentação, como PowerPoint, utilizando a seqüência de imagens em cada slide e programando o tempo na transição de slides.
– Utilizar o aplicativo PaintBrush para a criação dos desenhos.
– Utilizar o aplicativo PaintBrush ou PhotoEditor para dar tratamento às imagens.
– Capturar imagens da Internet, desde que sua reprodução seja autorizada previamente pelo autor.
– Produzir gifs animados. 
 

DICAS 


– O professor pode contar, ou os alunos podem pesquisar na Internet, a história da animação.– O Animator é executável no PowerPoint e HTML.
– Para linkar o Animator no PowerPoint, temos que clicar em inserir/filmes e sons/filme do arquivo – procurar a pasta do trabalho. Depois selecionar arquivos do tipo/todos os arquivos – aparecerá – nome do arquivo – animate – oK.– Utilizar a seqüência de idéias com o recurso do storyboard. Trata-se de um roteiro desenhado em quadros, semelhante aos quadrinhos, porém não há balões de fala. Traduzindo, "story" significa história e "board" pode ser quadro, tábua ou placa.  
– Para desenvolver esta atividade no ciclo I, pode-se utilizar o PowerPoint com o recurso do gif animado e a trajetória de animação.– O professor pode considerar na avaliação da turma itens como participação/motivação, colaboração, desenvolvimento da oralidade, favorecimento da autonomia, entre outros aspectos.
Fonte: Caderno de Orientações Didáticas – Ler e Escrever – Tecnologias na Educação

23/07/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site para crian�as se divertirem aprendendo!




Âncora

Bem Vindos

Olá amantes da educação, este é mais um espaço para divulgar novas experiências e aprendizados. Fiquem a vontade!☺

Veja com está o tempo

Meus vídeos

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Quadrinho Inclusão Social