segunda-feira, 27 de junho de 2011

Blog: ferramenta de publicação na internet

Cresce o uso pedagógico da ferramenta de publicação de textos na Internet 
Por Priscilla Brossi Gutierre

Contar os “causos” e fatos interessantes da história rendeu à Escola EB 2,3 D. Pedro IV, em Portugal, um prêmio até então inédito. Curiosidades da História foi considerado o melhor blog feito por uma escola na primeira edição do Blopes, premiação dos melhores blogs em Português e Espanhol na área de Educação. Além dele, Outro Olhar, também de Portugal, venceu como melhor blog feito por um professor. Na categoria, "Melhor Blogue, Serviço ou Programa ao Serviço da Educação", o vencedor foi o Netescrita. Mais importante do que o resultado em si, o prêmio colocou em debate o uso de blogs para fins educativos. Estudos e pesquisas vêm mapeando esse processo e dão conta da elevação do número de diferentes tipos de experiências.

Blog, abreviatura do termo em inglês weblogs, tem como características a facilidade em que pode ser criado, editado e publicado. Em geral, expressa relatos pessoais, idéias e sentimentos do autor, sobre os mais diversos assuntos e áreas. O uso para fins pedagógicos, no entanto, começou a ganhar destaque na blogosfera anglo-saxônica, como aponta a pesquisadora Tiscar Lara, em artigo para a revista eletrônica espanhola Telos. Ela cita o portal americano Education Bloggers Network como uma das experiências pioneiras.

Hoje, o crescimento no uso dessa ferramenta é significativo em vários Países. No Brasil, a situação não é diferente, mas talvez num ritmo menos acelerado. “O uso pedagógico do blog evoluiu de algumas iniciativas isoladas para um crescimento constante e significativo no País, nestes dois últimos anos. Ainda assim, é pequeno o número de escolas e professores que utiliza blogs”, constata Suzana Gutierrez, pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que mantém o Gutierrez/Su, registrando projetos e experiências. Seu blog foi um dos indicados do Blopes 2005 como “melhor serviço ou programa ao serviço da Educação”.

Contribuições para o ensino e aprendizagem

A possibilidade da criação coletiva e a aproximação de alunos e professores são apontadas como as principais contribuições que os blogs podem trazer para o processo de ensino e aprendizagem. “São aplicativos fáceis de usar que promovem o exercício da expressão criadora, do diálogo entre textos, da colaboração”, explica Suzana Gutierrez, da UFRGS. “Blogs possuem historicidade, preservam a construção e não apenas o produto (arquivos); são publicações dinâmicas que favorecem a formação de redes”, completa. 

Debate intenso

Se, em números, as experiências com blogs educacionais ainda não são tão expressivas, a discussão em torno deles é intensa na blogosfera brasileira. Um rápido passeio pela web mostra isso. Em Relatos de Experiências, o visitante acompanha projetos realizados em escolas públicas que usam tecnologias. Projetos Colaborativos traz, além e relatos, notícias e dicas para os educadores e interessados. Oficina de Educação dá sugestões de sites e blogs que podem ajudar o trabalho do professor. Aprendente coloca em debate o uso de blogs na Educação. E esses são apenas alguns exemplos. O debate parece estar apenas começando.

 Blogs educacionais
 
Conheça outros blogs educacionais
A importância da produção dos alunos na Internet
Blog: diário virtual que pode ser usado na escola
Fórum Internet na Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site para crian�as se divertirem aprendendo!




Âncora

Bem Vindos

Olá amantes da educação, este é mais um espaço para divulgar novas experiências e aprendizados. Fiquem a vontade!☺

Veja com está o tempo

Meus vídeos

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Quadrinho Inclusão Social