Pegue este efeito no Site Tony Gifs Javas

terça-feira, 28 de junho de 2011

Dicas de aula "Ensinar com a internet"


Estou publicando no meu blog, ideias de aulas para o uso do Laboratório de Informática. Os créditos são exclusivos do autor.

Projetos e Atividades/EducaRede
Uso da Internet como aliada nas aulas de Português e Inglês
Fernando José de Lima*
Ao perceber que o aluno se sente mais motivado a estudar quando se prevê atividades lúdicas para a sala de aula, resolvi lançar mão dos recursos do computador e da Internet na elaboração de atividades em que eles pudessem realizá-las utilizando esses recursos. 


Público: 300 alunos do Ensino Fundamental

Duração do projeto: Um ano letivo

Objetivos
Ilustração: Didiu Branco
• Envolver os alunos em atividades que usem a Internet, para facilitar o aprendizado das disciplinas de Português e Inglês.• Proporcionar a oportunidade de conhecer e aprender a utilizar o computador e a rede mundial de informações com fins educacionais.

Portais e ferramentas da Internet utilizados
YahooGoogleOrkutEscola Dinorah

Demais recursos utilizados na sala de informática Word, Excel, Hot Potatoes, escâner, TV ligada ao computador, máquina fotográfica digital e impressora.

Conteúdos trabalhados
• Inglês: cores, meses do ano, estações do ano, dias da semana, partes da casa, partes do corpo humano, frases do cotidiano, palavras interrogativas, números, animais, coisas de escola.
• Português: ortografia, uso dos porquês, acentuação gráfica, interpretação de textos, leitura de crônicas, leitura de contos.
• Informática: digitação de sinopses, trabalho com escâner, trabalho com câmera digital, trabalho com editores de texto, trabalho com editores de imagem, criação e uso de blogs, criação e uso de e-mails, impressão de mensagens recebidas por e-mail.


Metodologia
Antes
Diagnóstico dos conhecimentos prévios dos alunos sobre informática e  uso de periféricos, como escâner e câmera digital; procurei saber quem tinha ou sabia o que era e-mail, blog e página na Internet, e constatei que para a grande maioria esse universo era pouco familiar. Observei também que nem 10% dos alunos sabiam navegar na Internet. Preparei-os para o que viria e deixei-os curiosos para saber se iriam mesmo utilizar a sala de informática, recém-montada.
Durante
Na sala de informática, os alunos se cadastraram no Quizstar e resolveram os exercícios propostos. Conversamos a respeito das mensagens em inglês e formaram-se os grupos de alunos-monitores. Nos blogs, publicamos sinopses e procuramos contos e crônicas na Internet para fazer os linques. Os alunos aprenderam a descarregar no computador as fotos da câmera digital, a editá-las e publicá-las na Internet. Utilizamos um conjunto de aplicativos de confecção de exercícios do tipo quiz (hot potatoes) disponível gratuitamente na Internet. Fizemos a inscrição deles no Orkut e fotografamos os que queriam ter uma foto na comunidade.
Depois
Ao cabo de um ano de trabalho, observamos que os alunos se envolveram com o projeto e, consequentemente, registraram grandes avanços em sua aprendizagem. Nem mesmo o reduzidíssimo número de computadores disponíveis na escola e problemas de conexão desanimaram os alunos, sempre auxiliados pelos alunos-monitores.

Produtos: Os alunos abriram contas de e-mails e se cadastraram no Orkut; escanearam capas de livros, elaboraram, digitaram e postaram em blogs as sinopses dos textos que leram, fizeram pastas com contos e ilustrações para os alunos da escola.

Obs.: Os sites aqui indicados foram visitados em 16/01/2008

*Fernando José de Lima 

Disciplina que leciona: Inglês 
Escola: EE Profª Dinorah Silva dos Santos 
Cidade/estado: Cananéia (SP)

16/01/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Turminha SmartKids

Site para crian�as se divertirem aprendendo!